Quanto tempo você fica sem pensar?
Sempre que eu preciso ir à algum lugar uso minha moto ou o carro do meu irmão (que estranhamente não dirige), sei que ganho muito tempo se comparado ao que levaria de transporte público, mas acho que também tenho coisas a perder além do assalto que é o preço da gasolina.
"Eu era mais inteligente quando andava de ônibus."
Costumo dizer que "era mais inteligente quando andava de ônibus" mas nem sempre sou compreendido, acredito que a viagem de transporte público é uma oportunidade única de se colocar os pensamentos em dia. Com o caos que está o trânsito do Rio (e de muitas outras grandes cidades), uma viagem de cerca de 15km tem levado aproximadamente 1h, tempo mais do que suficiente para ordenar os pensamentos, elaborar teses sobre comportamentos interpessoais e outras teorias loucas que possam surgir ao longo da viagem.
Muitas pessoas não percebem a oportunidade ímpar de exercitar o pensamento e recorrem a meios de "meditação moderna" como fones de ouvido, livros (me refiro a romances ou qualquer outro que não tenha nada a acrescentar), jogos ou mensageiros portáteis.
Com todas essas alternativas ao "Tempo para pensar" percebo que quanto mais o tempo passa e a tecnologia avança, menos eu "penso". O dia tem 24h eu durmo cerca de 6h, passaria 4h no trânsito se usasse transporte público, 7h no estágio e 5h na faculdade, ou seja, restam apenas 2h para eu utilizar à minha maneira, que acabam sendo perdidas na frente de um computador.
A estrutura do mundo moderno está a cada dia nos dando menos tempo livre, e nós, por mudança da própria estrutura, acabamos por desperdiçá-lo com coisas fúteis. Reconheço que ouvir música em alguns momentos é demasiado agradável e que livros de romance são incomparavelmente mais fáceis de se terminar que livros didáticos, mas nem mesmo Mozart teria composto tantas belas obras se passasse todo o seu tempo ouvindo música. Tempo ocioso é necessário e é o tédio que nos faz pensar, só quando não há mais nenhuma alternativa que buscamos em nossa mente alguma coisa interessante. Retire seus fones, feche o livro, guarde o celular e pense!
Comentários
Postar um comentário