A opinião é um problema

Normalmente quando digo algo e noto que meu ouvinte não concordou com o que foi dito eu prossigo falando "mas fique tranquilo, essa é só a minha opinião". Digo isso por reconhecer que opinião, gosto, não se discute, se lamenta, isso porque cada um tem a sua e que bom que isso acontece, imagine que caos seria se todos concordassem com tudo, usassem as mesmas roupas e cobiçassem a mesma mulher.

Particularmente prefiro matérias exatas, por serem exatas. Se duas pessoas se dispõe a resolver um exercício matemático com apenas uma resposta e acham respostas diferentes ou uma delas terá errado, ou as duas precisarão estudar mais. Infelizmente para algumas outras áreas o mesmo não acontece.

Suponhamos o seguinte cenário: uma empresa de construção se interessou em levantar um prédio residencial em uma área pouco valorizada, mas próximo à uma área valorizada em crescimento. O funcionário A garante que a melhor opção é construir um prédio diferenciado, para atrair as pessoas sem poder aquisitivo para uma residência de luxo num local de valor, mas o suficiente para o luxo em uma região periférica. Já o funcionário B acredita que eles devam seguir as tendências do local, já que diferenciando o projeto, podem não conseguir vender as unidades mais caras.

Normalmente casos assim são resolvidas com reuniões importantes, com pessoas inteligentes e importantes que, ao final, o melhor argumento vence e... merda, confiaram em uma opinião. Não é que opiniões sejam necessariamente ruins, algumas são de fato muito boas e se comprovam com dados estatísticos. O problema é que não tem como saber se a opinião é boa e no caso de importantes decisões, o ideal é que as estatísticas formem as opiniões.

Num caso desses o que se deve fazer é uma pesquisa de mercado, transformar um numero muito grande de opiniões em um resultado concreto, opiniões oriundas de consumidores potenciais, ou seja, pessoas com interesse de adquirir imóvel no local e condições para tal.

Para alcançar consumidores potenciais a empresa pode ir atrás de investidores em sua carteira de clientes e fazer pesquisa de massa com perguntas chaves para filtrar clientes relevantes, perguntas que avaliem renda, rejeição da região, interesse em compra de imóvel, número de vezes que se mudou e outras.

Outras questões podem ajudar na seleção exata para o empreendimento como peso da opinião do homem e da mulher na seleção de um imóvel, média de idade de consumidores de apartamentos

(Sim, acabou. este fazia parte dos textos que desisti pela metade, mas resolvi publicar mesmo assim. Talvez um dia eu o conclua.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedido

Eu amo você

Acontece